JOGOS E BRINCADEIRAS
Presidência da República Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Promulga a convenção sobre os Direitos da Criança
Artigo 31
1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e ás atividades recreativas próprias da idade,bem como á livre participação na vida cultural e artística.
2. Os Estados Partes respeitarão o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e encorajarão a criação adequadas, em condições de igualdades, para que participem da vida cultural, artística, recreativa e de lazer.
Brincar Como Direito Humano
Ainda hoje para alguns para alguns a brincadeira e vista como perda de tempo, o brincar vai além de recreação é um direito da criança, está na Declaração dos Direitos da Criança de 1959 e fortalecido pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, já no Brasil esse direito está explícito no artigo 31 na convenção do Direitos da Criança citado no texto acima.
Esse direito está previsto também na constituição Federal de 1988, no Estatuto da criança e do adolescente (ECA, 1990),na lei Federal 11.104 de 21/03/2005 que assegura o mesmo direito parra crianças que são atendidas em hospitais
A criança desde o nascer dispõe de um cérebro preparado para receber, estímulos, logo aprender fazer aquisições que serão importantes para as etapas seguintes do seu desenvolvimento.
Esse processo dinâmico depende das interações que a criança estabelece com o meio fisico. Objetos, brinquedos, diferentes espaços e ambiente, e com o meio social, diferentes grupos de adultos e crianças.
O primeiro ambiente da criança é oferecido pela família. Posteriormente e colocado no meio
social .como escola, grupos religiosos etc, que irá influenciar no seu desenvolvimento.
O brincar e fundamental para criança, é algo que acontece logo nos primeiros meses de vida, quando a criança começa a brincar com os pezinhos, brinquedos ão redor. Essa brincadeira ajudará em habilidades motoras, habilidades intelectuais etc.
Explorar o mundo ajuda a aprender vencer e perder, trabalha o autocontrole.enquanto brincam, as crianças adquirem os conceitos de valores, limites e responsabilidades, do que podem e o que não podem fazer.
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