JOGOS E BRINCADEIRAS

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Subchefia para Assuntos Jurídicos
Promulga a convenção sobre os Direitos da Criança
Artigo 31
1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e ás atividades recreativas próprias da idade,bem como á livre participação na vida cultural e artística.
2. Os Estados Partes respeitarão o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e encorajarão a criação adequadas, em condições de igualdades, para que participem da vida cultural, artística, recreativa e de lazer.

Brincar Como Direito Humano
Ainda hoje para alguns para alguns a brincadeira e vista como perda de tempo, o brincar vai além de recreação é um direito da criança, está  na Declaração dos Direitos da Criança de 1959 e fortalecido pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, já no Brasil esse direito está explícito no artigo 31 na convenção do Direitos da Criança citado no texto acima.

Esse direito está previsto também na constituição Federal de 1988, no Estatuto da criança e do adolescente (ECA, 1990),na lei Federal 11.104 de 21/03/2005 que assegura o mesmo direito parra crianças que são atendidas em hospitais

A criança desde o nascer dispõe  de um cérebro preparado para receber, estímulos, logo aprender fazer aquisições  que serão importantes  para as etapas seguintes do seu desenvolvimento. 

Esse processo dinâmico depende das interações  que a criança  estabelece com o meio fisico. Objetos, brinquedos, diferentes espaços  e ambiente, e com o meio social, diferentes  grupos  de adultos  e crianças. 

O primeiro ambiente da criança é  oferecido  pela família. Posteriormente e colocado no meio 
social .como escola, grupos religiosos etc, que irá  influenciar no seu desenvolvimento. 

O brincar e fundamental para criança, é  algo que acontece logo nos primeiros meses  de vida, quando  a criança começa  a brincar com os pezinhos, brinquedos  ão redor. Essa brincadeira  ajudará em habilidades motoras, habilidades intelectuais etc.

Explorar o mundo ajuda a aprender  vencer e perder, trabalha o autocontrole.enquanto brincam, as crianças adquirem os conceitos  de valores, limites e responsabilidades, do que podem e o que não podem fazer.

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