Jogos e Brincadeiras
É através da vida cultural e das artes que as crianças e suas comunidades expressam sua identidade especifica, o sentido que elas dão as suas vidas e constroem a sua visão de mundo, representando o seu encontro com as forças externas que afetam as suas vidas. A cultura deriva da comunidade como um todo: A nenhuma criança deveria ser negado o acesso tanto a sua criação quanto ao seu beneficio.A participação criativa depende também da energia e da motivação. A arte e a primeira forma de expressão pela qual a criança transmite ao outro seu olhar e compreensão a cerca do mundo em que vive, estabelecendo por meio da mesma um canal de comunicação, antes mesmo da fala e da escrita.
É preciso
estimular sua expressão artística por diversos meio, como um texto , musica e o
próprio entorno , oferecendo materiais
que viabilizem a construção dos objetivos, a expressão de ideias, sentimentos,
enfim ,qualquer ação que traduza a experiência criativa da criança.
Outra área de expressão e comunicação das crianças é a de contar e ouvir historia. Sem precisar de muitos recursos, o ato de contar historia abrange em si os aspectos culturais, artísticos, recreativos, de lazer (e descanso) a que as crianças têm direito.
A INFÂNCIA E AS BIBLIOTECAS
O estimulo pela existência de espaço a onde o livro e o
brinquedo coexiste de forma harmoniosa ajuda a ampliar a leitura de mundo
realizada pelas crianças. Essa associação entre livros, brinquedos e cenários,
obtida por meio de interação entre varias linguagens-oral, escrita, musical e cênica,
permite que as crianças vivenciem a historia contida no livro brincando e, muitas,
muitas vezes, recriando-a de forma lúdica.
Bibliotecas
adequadas às crianças, desde os primeiros meses de vida, são importantes para auxiliá-las
a aprender a ouvir a interagir, pensar, investigar, comunicar-se e explorar o
mundo ao seu redor a partir das vivencias ocorridas no âmbito da leitura e do lúdico.
Espaços
para brincar e aprender são aqueles que oferecem oportunidades e atividades lúdicas
em um ambiente saudável e amoroso para as crianças interagirem com adultos e
outras crianças, desenvolvendo um relacionamento de confiança com eles.
Um bom espaço na comunidade é aquele que oferece:
refugio, forma do espaço externo, recursos, variedade, inovação, acessibilidade,
dinâmica e plasticidade.
É fundamental
ter todos os contatos o contato com a natureza. Atividades nesse ambiente oferecem
oportunidades para que todos se envolvam em eventos na sua própria comunidade, dando-lhes
o sentido de pertencimento.
Já a brinquedoteca aparece como um espaço importante para o desenvolvimento infantil, pois ela é um dos espaços dedicados à brincadeira livre como tantos outros, porem é um lugar melhor com muitas especialidades, que podem variar de acordo com o ambiente em que esta inserida: escolas, clubes ou hospitais.
Um bom lugar pra instalar a brinquedoteca requer atenção para:
segurança do local, condições para expor brinquedos adequados aos seus usuários;
boas condições de iluminação e ventilação; existência de banheiros próximos e se
possível, uma área externa. Também é
preciso ressaltar que é preciso uma melhor compreensão das atitudes ainda vigentes
e a necessidade de construirmos uma sociedade inclusiva, em que caibam todos os
seus cidadãos .
É imprescindível que adultos , principalmente as famílias, entendam a importância do brincar e de propiciar espaços de convivência e aprendizado inclusivos, ou seja, aqueles espaços onde crianças com e sem deficiência possam brincar interagir. Estes incluem a escola e os espaços informais onde se formam as amizades. É preciso atuar para eliminar os estereótipos que são negativos que são hostis e rejeitam e prover acessibilidade em todos os locais frequentados por eles.
No Brasil, a criança é sujeito de direitos desde o seu nascimento (Artigo 227 — Constituição Federal). Por essa razão, as políticas públicas voltadas a ela devêm colocar ênfase no brincar, recreação, cultura e artes, para que convivam livremente com seus pares, em diferentes ambientes. Para tal, os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento dos programas, precisam ser adequadamente capacitados para lhes dar suporte.
A criação de uma nova categoria profissional, que
possa desempenhar com qualidade e competência as funções requeridas, deve fazer
parte do planejamento dos órgãos governamentais responsáveis. Essa decisão
poderá ser parte de um programa de governo para assegurar que cada criança
tenha tempo e espaço suficientes em sua vida para brincar, recreação, lazer,
descanso, cultura e artes. No sentido de atender às recomendações de proteger e
cumprir com o Artigo 31, as diferentes esferas de governo (legislativo, executivo
e judiciário) precisam focar na regulamentação da legislação que assegure os
direitos da criança, em relação a inúmeras atividades desenvolvidas por
diferentes setores, que podem ser impeditivas para o pleno cumprimento do que
determina o Artigo 31.
Excertos do comentário geral ONU , disponível no site :
http://www.2.ohchr.org/english/bodies/crc/docs/gg/CRC-GC-17-end.doc
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