Jogos e Brincadeiras


 

A VIDA CULTURAL E ARTÍSTICA

É através da vida cultural e das artes que as crianças e suas comunidades expressam sua identidade especifica, o sentido que elas dão as suas vidas e constroem a sua visão de mundo, representando o seu encontro com as forças externas que afetam as suas vidas. A cultura deriva da comunidade como um todo: A nenhuma criança deveria ser negado o acesso tanto a sua criação quanto ao seu beneficio.A participação criativa depende também da energia e da motivação. A arte e a primeira forma de expressão pela qual a criança transmite ao outro seu olhar e compreensão a cerca do mundo em que vive, estabelecendo por meio da mesma um canal de comunicação, antes mesmo da fala e da escrita.

                É preciso estimular sua expressão artística por diversos meio, como um texto , musica e o próprio  entorno , oferecendo materiais que viabilizem a construção dos objetivos, a expressão de ideias, sentimentos, enfim ,qualquer ação que traduza a experiência criativa da criança.

                Outra área de expressão e comunicação das crianças é a de contar e ouvir historia. Sem precisar de muitos recursos, o ato de contar historia abrange em si os aspectos culturais, artísticos, recreativos, de lazer (e descanso) a que as crianças têm direito.

A INFÂNCIA E AS BIBLIOTECAS 

O estimulo pela existência de espaço a onde o livro e o brinquedo coexiste de forma harmoniosa ajuda a ampliar a leitura de mundo realizada pelas crianças. Essa associação entre livros, brinquedos e cenários, obtida por meio de interação entre varias linguagens-oral, escrita, musical e cênica, permite que as crianças vivenciem a historia contida no livro brincando e, muitas, muitas vezes, recriando-a de forma lúdica.

                Bibliotecas adequadas às crianças, desde os primeiros meses de vida, são importantes para auxiliá-las a aprender a ouvir a interagir, pensar, investigar, comunicar-se e explorar o mundo ao seu redor a partir das vivencias ocorridas no âmbito da leitura e do lúdico.

                Espaços para brincar e aprender são aqueles que oferecem oportunidades e atividades lúdicas em um ambiente saudável e amoroso para as crianças interagirem com adultos e outras crianças, desenvolvendo um relacionamento de confiança com eles.

                Um bom espaço na comunidade é aquele que oferece: refugio, forma do espaço externo, recursos, variedade, inovação, acessibilidade, dinâmica e plasticidade.

                É fundamental ter todos os contatos o contato com a natureza. Atividades nesse ambiente oferecem oportunidades para que todos se envolvam em eventos na sua própria comunidade, dando-lhes o sentido de pertencimento.

    Já a brinquedoteca aparece como um espaço importante para o desenvolvimento infantil, pois ela é um dos espaços dedicados à brincadeira livre como tantos outros, porem é um lugar melhor com muitas especialidades, que podem variar de acordo com o ambiente em que esta inserida: escolas, clubes ou hospitais.

Um bom lugar pra instalar a brinquedoteca requer atenção para: segurança do local, condições para expor brinquedos adequados aos seus usuários; boas condições de iluminação e ventilação; existência de banheiros próximos e se possível, uma área externa. Também é  preciso ressaltar que é preciso uma  melhor compreensão das atitudes ainda vigentes e a necessidade de construirmos uma sociedade inclusiva, em que caibam todos os seus cidadãos .

               

É imprescindível que adultos , principalmente as famílias, entendam a importância do brincar e de propiciar espaços de convivência e aprendizado inclusivos, ou seja, aqueles espaços onde crianças com e sem deficiência possam brincar interagir. Estes  incluem a escola e os espaços informais onde se formam as amizades. É preciso atuar para eliminar os estereótipos que são negativos que são hostis e rejeitam e prover acessibilidade em todos os locais frequentados por eles.

  No Brasil, a criança é sujeito de direitos desde o seu nascimento (Artigo 227 — Constituição Federal). Por essa razão, as políticas públicas voltadas a ela devêm colocar ênfase no brincar, recreação, cultura e artes, para que convivam livremente com seus pares, em diferentes ambientes. Para tal, os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento dos programas, precisam ser adequadamente capacitados para lhes dar suporte.

 

A criação de uma nova categoria profissional, que possa desempenhar com qualidade e competência as funções requeridas, deve fazer parte do planejamento dos órgãos governamentais responsáveis. Essa decisão poderá ser parte de um programa de governo para assegurar que cada criança tenha tempo e espaço suficientes em sua vida para brincar, recreação, lazer, descanso, cultura e artes. No sentido de atender às recomendações de proteger e cumprir com o Artigo 31, as diferentes esferas de governo (legislativo, executivo e judiciário) precisam focar na regulamentação da legislação que assegure os direitos da criança, em relação a inúmeras atividades desenvolvidas por diferentes setores, que podem ser impeditivas para o pleno cumprimento do que determina o Artigo 31. 


Excertos do comentário geral ONU , disponível no site :

http://www.2.ohchr.org/english/bodies/crc/docs/gg/CRC-GC-17-end.doc










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