JOGOS E BRINCADEIRAS
Recreação: é uma grande gama de atividades, incluindo participação na música, artes, artesanato, participação comunitária, clubes, esportes, jogos etc. Na recreação, o jogo ativa e desenvolve inúmeras habilidades nos jogadores, como observar e identificar, comparar e classificar, analisar e estabelecer relações, elaborar hipóteses inferir.
O jogo tem também função socializante, pois a interação que proporciona favorece a prática de atividades importantes com: competir dentro de regras, saber respeitar a força do oponente, perceber uma situação sob o ponto de vista oposto ao seu. Aprender com o outro é mais rápido e mais efetivo porque é mais prazeroso.
Os Agentes do Brincar: São as pessoas que, com conhecimento e competência, criam as oportunidades para que as crianças brinquem livremente. Podem ser: jovens, pais, educadores, voluntários, pessoas na terceira idade etc. E necessário um ambiente adequado para brincar, as crianças farão escolhas acerca do que elas brincam e com quem brincam.
Nesses momentos será necessário para a atuação do agente do Brincar capacitado.
Lazer e Descanso: é um direito nos diferentes espaços de vida da criança o descanso e o lazer são tão importantes para o seu desenvolvimento quanto a satisfação das necessidades básicas de: nutrição, moradia, saúde e educação. Elas precisam de tempo e espaço, sem obrigações, entretenimento ou estímulo, os quais possam escolher como preencher, ativa ou inativamente, como quiserem.
Ecertos Do Comentário Geral-ONU, Disponível no SITE
http://www2.ohchr.org/englesh/badies/crc/dics/GC/CRC-C-G-C-17_ en.doc
Comentários
Postar um comentário