JOGOS E BRINCADEIRAS

 

JOGOS E BRINCADEIRAS

 1. Quais fatores são relevantes para se caracterizar um jogo? 

Para Wallon o desenvolvimento irá ocorrer tanto em ambientes físicos como nos ambientes sociais, dois fatores importantes para a formação da personalidade. Esta realiza a integração de duas funções principais: a afetividade e a inteligência. No início do desenvolvimento a criança não vê suas interações separadas do parceiro, porém com o tempo a criança vai perdendo esse papel e individualizando. Para Wallon o homem nasce social e vai se individualizando no decorrer do desenvolvimento.


2. Quais são as quatro fases dos Jogos, de acordo com Wallon?

Jogos Funcionais: São caracterizados por realizar movimentos simples com o corpo, por meio dos sentidos. A criança irá reconhecer o prazer em executar funções, possibilitando de pôr em ação/prática as várias e novas aquisições adquiridas pela evolução da motricidade. A criança quando realiza uma ação agradável, ela tende a repetir buscando o prazer através da repetição. Exemplos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons, dobrar os braços ou as pernas, entre outras.  

Jogos de Ficção: A ênfase será no “faz de conta”, na situação imaginária. A criança irá representar/ imitar situações, papéis do seu cotidiano. Exemplos: imita os adultos, brinca de imitar a escolinha. A interpretação nesta atividade será ampliada. 

Jogos de Aquisição: Quando o bebê se esforça para perceber, entender, imitar os gestos, os sons, imagens. Esta atividade relaciona com a capacidade de olhar, escutar e realizar esforços que contribuam para a compreensão. 

Jogos de Fabricação: A criança irá distrair-se, se divertir com atividades manuais de criar, combinar, juntar e transformar. Temos como exemplo: Quando a criança cria e improvisa o seu brinquedo. Esses brinquedos serão a maioria “vinda” da vida fictícia.


Referência: Jessica Martins Marques Luiz; Ana Carolina Belther Santos; Francielli Ferreira da Rocha; Soraia Camila de Andrade; Yara Galinari Reis. Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS E BRINCADEIRAS

COORDENAÇÃO E SURPERVISÃO